Quem sou eu

Minha foto
Somos uma comissão de meio ambiente da Escola Rio Caeté, formada por alunos, professores e técnicos pedagógicos, que tem como objetivo trabalhar dentro das questões ambientais, visando melhorar a qualidade de vida dentro de nossa escola, cidade, Estado, País e do Planeta Terra.

BEM VINDOS !!!

AGRADECEMOS PELA VISITA !!!

domingo, 24 de abril de 2011

"COMO RECICLAR O LIXO?"

                             

Imagem extraída do blog: http://belemcontraolixo.blogspot.com/


"COMO RECICLAR O LIXO?"


Você  sabia que cerca de 30% do lixo produzido por nós é composto de materiais recicláveis? E você sabe o que pode ser reciclável? Ou tem idéia de como colaborar para que este rico material tenha um destino melhor do que os lixões? Pois bem, de acordo com o Instituto AKATU pelo Consumo Consciente, não basta separar papel, vidro, plástico e metal. É importante isolar o lixo seco do úmido ou orgânico para evitar contaminação. Por exemplo uma embalagem de plático em contato com oléos ou solventes deixa de ser reciclável.

Uma dica é amassar as latinhas de alúminio, garrafas plásticas e outros objetos, assim ocupam menos espaço. Não se esqueça de tirar as tampas das embalagens e de eliminar o excesso de sujeira dos produtos.Outra dica fundamental é que em todo o papel, plástico, vidro ou  metal pode ser reciclado. Confira o que deve seguir para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum, segundo  dicas  do Instituto AKATU.

1-PAPEL

1.1- RECICLÁVEL:
papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel-cartão, cartolinas, embalagens longa-vida e livros.

1.2 -NÃO RECICLÁVEL:
papel carbono, celofane, papel vegetal, termofase, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

2-PLÁSTICOS

2.1-RECICLÁVEL:
sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, garrafas pet, canos, tubos e pláticos em geral.

2.2 - NÃO RECICLÁVEL:
plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos) embalagens plásticas metalizadas (com as de salgadinhos) e isopor.

3 - VIDROS

3.1- RECICLÁVEL:
garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e copos.

3.2 - NÃO RECICLÁVEL:
espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

4- METAIS

4.1- RECICLÁVEL:
latas de alumínio (refrigerante, cervejae suco), latas de produtos alimentícios (oléo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas, de congelados e  folha-de-flandes.

4.2- NÃO RECICLÁVEL:
não existe, pois todos os metais são recicláveis.


OBS: Informações retiradas do blog: 
http://belemcontraolixo.blogspot.com/ 
postagem do dia 29.12.2010.

OBS: Em Bragança-Pará temos a  COOMARCA ( Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) fones de contato: 8136-1869 (Pe. Nelson) e 8101-8876 (Patrícia). 
E-mail: caritascbc@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário