Quem sou eu

Minha foto
Somos uma comissão de meio ambiente da Escola Rio Caeté, formada por alunos, professores e técnicos pedagógicos, que tem como objetivo trabalhar dentro das questões ambientais, visando melhorar a qualidade de vida dentro de nossa escola, cidade, Estado, País e do Planeta Terra.

BEM VINDOS !!!

AGRADECEMOS PELA VISITA !!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

"MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ESCOLA RIO CAETÉ NO DIA 06.12.2014"


Obs: Imagens do mutirão de limpeza da Escola Rio Caeté no dia 06.12.2014.

"MUTIRÃO DE LIMPEZADA ESCOLA RIO CAETÉ NO DIA 06.12.2014"


Obs: Imagens do mutirão de limpeza da Escola Rio Caeté no dia 06.12.2014.

"MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ESCOLA RIO CAETÉ NO DIA 06.12.2014"


Obs: Imagens do mutirão de limpeza da Escola Rio Caeté no dia 06.12.2014.

"MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ESCOLA CAETÉ NO DIA 06.12.2014"



"MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ESCOLA RIO CAETÉ NO DIA 06.12.2014"


A ideia da fazer um grande mutirão de limpeza da Escola Rio Caeté partiu da professora Milena de Fátima da Silva, responsável pela COM-VIDAS e contou com apoio da Direção da Escola, professores, funcionários e os alunos dos diversos turnos. Também os alunos que fazem parte dos Projetos Guardiões da Natureza e Ambientalistas Rio Caeté participaram dando sua contribuição nesta ação ambiental.

Aqui deixamos registrado nossos agradecimentos a todos que participaram deste mutirão que com certeza deixou a Escola Rio Caeté mais limpa !!!

Obs: Para ver mais imagens deste mutirão da Escola Rio Caeté acesse postagens do dia 11.12.2014 neste blogs:

http://ambientalistasriocaete.blogspot.com
http://guardioesdanaturezariocaete.blogspot.com

domingo, 16 de novembro de 2014

sexta-feira, 4 de julho de 2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

"O PODER TRANSFORMADOR DAS NOVAS GERAÇÕES"


Obs: Imagem extraída do site: www.avidaquer.com.br


"O PODER TRANSFORMADOR DAS NOVAS GERAÇÕES"


A base da sustentabilidade repousa na capacidade de uma nação promover o bem-estar desta e das futuras gerações. Para tanto é preciso consumir de forma responsável os recursos naturais disponíveis, respeitando seus limites e períodos de regeneração além de reduzir a quantidade de lixo gerado.


Garantir um futuro abundante àqueles que hoje são crianças não depende apenas da mudança de comportamento da atual geração, mas também de educar para o consumo responsável. Esse é o caminho que devemos trilhar em busca do desenvolvimento sustentável.


Esse processo se inicia já na infância. Desde pequenos, as crianças devem ser instigadas a descobrir que cada uma de suas ações tem impacto no coletivo e que, no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, isso não é diferente. Antes de serem apresentadas ao mundo do consumo, elas também devem aprender valores essenciais à sobrevivência da humanidade, como a solidariedade, o senso de responsabilidade com o bem comum, o respeito ao outro e ao meio em que vivemos.


Embora esse percurso de aprendizagem sobre o nosso papel na sociedade nos pareça absolutamente natural, não e assim que tem acontecido. Um dos maiores desafios da contemporaneidade é reverter o cenário atual: antes de sermos formados para a cidadania, somos treinados a consumir de forma desenfreada.


Essa nova realidade exige reflexões profundas. Muitas vezes encontramos respostas na educação - conceito amplo e de responsabilidade compartilhada, que não se dá só em casa ou na escola, mas também nas ruas e nas diversas mídias.


As crianças, nesse sentido, são a porta de entrada para um futuro mais sustentável. Se aprenderem a agir e a consumir com consciência, serão importantes transformadores sociais. Mas crianças estão sendo formadas para isso?


Nas escolas, as iniciativas ainda são muito tímidas, com atividade pedagógicas voltadas principalmente para Educação Ambiental. É preciso ir além e reforçar a relação entre o consumo e o meio ambiente, tratando do impacto de nossas escolhas no planeta e do dano que nosso atual modelo consumista já causou.


Ao mesmo tempo, os alimentos industrializados carregados nas lancheiras e oferecidos nas cantinas, os brinquedos eletrônicos produzidos sem respeito às legislações ambientais e de trabalho e a preocupação excessiva com o acesso a bens materiais são apenas alguns dos fatores que contradizem todo o esforço de uma educação para a sustentabilidade.


O fato é que hoje as crianças são induzidas primeiramente a conquistar um espaço no mundo do "TER". E qual é o impacto disso na sociedade?


"NINGUÉM NASCE CONSUMISTA. O CONSUMISMO É UM HÁBITO QUE SE FORMA A PARTIR DE VALORES MATERIALISTAS E QUE TRAZ SÉRIOS PROBLEMAS PARA A SUSTENTABILIDADE. MAS É POSSÍVEL MUDAR ESTE QUADRO".


Obs: Informações extraídas do "Cadernos de Consumo Sustentável", Instituto ALANA , Ministério do Meio Ambiente. Mais informações acesse este sites:
www.alana.org.br
www.mma.gov.br
www.consumosustentavel.gov.br
www.consumosustentavel.gov.br/criancas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"CERTIFICAÇÃO DE COLABORAÇÃO AOS LÍDERES E VICE LÍDERES DA ESCOLA RIO CAETÉ"


"CERTIFICAÇÃO DE COLABORAÇÃO AOS LÍDERES E VICE LÍDERES DA ESCOLA RIO CAETÉ"


No dia 07.02.2014 O Vice Diretor da Escola Rio Caeté, visitou as turmas da escola entregando os certificados de colaboradores aos alunos que durante o ano letivo de 2013 desempenharam a função de líderes e vice líderes de turmas. No ato da entrega dos certificados agradeceu em nome da equipe técnica e pedagógica pelo desempenho nesta função de liderança, pela colaboração nas diversas atividades da escola e pela contribuição no desenvolvimento da "COM-VIDAS Rio Caeté" como articuladores das turmas, principalmente pela organização e realização de mutirões e pela Conferência do Meio Ambiente da Escola Rio Caeté.