Quem sou eu

Minha foto
Somos uma comissão de meio ambiente da Escola Rio Caeté, formada por alunos, professores e técnicos pedagógicos, que tem como objetivo trabalhar dentro das questões ambientais, visando melhorar a qualidade de vida dentro de nossa escola, cidade, Estado, País e do Planeta Terra.

BEM VINDOS !!!

AGRADECEMOS PELA VISITA !!!

domingo, 8 de maio de 2011

"DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS"

Obs: Imagem extraída do site: http://viniciuslemosdesenhos.blogspot.com/

"DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS"

Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência. Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo.

1- ESTABELEÇA PRINCÍPIOS AMBIENTAIS
Estabeleça compromissos, padrões ambientais que incluam metas passíveis de serem alcançadas.

2- FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS
Verifique os recursos utilizados e o resíduo gerado. Confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. A meta será encontrar meios para reduzir o uso de recursos e o disperdício.

3- ESTABELEÇA UMA POLÍTICA ECOLÓGICA DE COMPRAS
Priorize a comprar de produtos ambientalmente corretos.Existem certos produtos que não se degradam na natureza. Procure certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis. Procure produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Evite produtos descartáveis não-reciclados como canetas, utensilíos para consumo de alimentos, copos de papel etc.

4- INCENTIVE SEUS COLEGAS
Fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta. Sugira e participe de programas de incentivo, como a nomeação períodica de um "campeão ambiental" para aqueles que se destacam na busca de formas alternativas de combate ao disperdício e práticas poluentes.

5- NÃO DESPERDICE
Ajude a implantar e participe da coleta seletiva de lixo. Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo, diminuir a poluição. Investigue desperdício de energia e água. Localize e repare os vazamentos de torneiras. Desligue lâmpadas e equipamentos quando não estiver utilizando.Mantenha os filtros de ar-condicionado e sistema de ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia eletrica. Use os dois lados do papel, prefira o e-mail ao invés de imprimir cópias e guarde seus documentos em disquetes, substituindo o uso de papel ao máximo. Promova o uso de transporte alternativo ou solidário, como planejar um rodízio de automovéis para as pessoas viajem juntas ou para que usem bicicletas, transporte público ou mesmo caminhem para o trabalho. Considere o trabalho á distância, quando apropriado, permitindo que funcionários trabalhem em suas casas pelo menos um dia na semana utilizando correio eletrônico, linhas extras de telefone e outras tecnologias de baixo custo para permitir que os funcionários se comuniquem de suas residências com o trabalho.

6- EVITE POLUIR SEU MEIO AMBIENTE
Faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos. Converse com fornecedores sobre alternativas para substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos. Faça um plano  de descarte, incluindo até o que não aparenta ser prejudicial como pilhas e baterias, cartuchos de tintas de impressoras etc. Faça a regulamentação do motor dos veículos regularmente e mantenha a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis. Assegure-se de que o óleo dos veículos está sendo descartado da maneira correta pelos mecânicos.

7- EVITE RISCOS
Verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforço para minimizar seus efeitos. Não espere para acontecer um problema para só então, se preparar para resolver. Participe de treinamentos e da preparação para emergências.

8- ANOTE SEUS RESULTADOS
Registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados. Isso ajuda não só a que você se mantenha estimulado, com permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas.

9- COMUNIQUE-SE
No caso de problemas que possam prejudicar seu vizinho ou outras pessoas, tome a iniciativa de informar em tempo hábil para que possam minimizar prejuízos. Busque manter uma atitude de diálogo com o outro.

10- ARRANJE TEMPO PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO
Não adianta você ficar só estudando e conhecendo mais sobre a natureza. É preciso combinar estudo e reflexão com ação. Considere a possibilidade de dedicar um parte de seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença, dando uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida no planeta. Você pode, por exemplo, cuidar de uma árvore, organizar e participar de mutirões ecológicos de limpeza e recuperação de ecossistemas e áreas de preservação degradados, resgatar e  recuperar animais atingidos por acidentes ecológicos ou mesmo abandonados na rua, redigir um projeto que permita obter recursos para a manutenção de um parque ou mesmo para viabilizar uma solução para o problema ambiental, fazer palestras em escolas etc.

Obs: Informações extraídas do livro: "COMO FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL", do autor: Vilmar Sidnei Demamam Berna, Editora: Paulus. São Paulo, 2001.